Leitura de Verão - Emily Henry

22 de setembro de 2022

 

Título: Leitura de Verão

Autor: Emily Henry

Páginas: 364

Ano: 2022

Editora: Verus

Gênero: Romance

Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 

Sinopse:
Em Leitura de verão, uma escritora de romances que não acredita mais no amor e um escritor literário sufocado pela rotina se envolvem em um desafio que pode subverter tudo o que eles sempre pensaram sobre o que é ser feliz.
Augustus Everett é um aclamado autor de ficção literária. January Andrews escreve romances best-seller. Enquanto ela cria seus “felizes para sempre”, ele mata todos os seus personagens. Eles definitivamente são polos opostos. A única coisa que têm em comum é que, durante três meses, vão morar em casas de praia vizinhas, ambos falidos e paralisados por um bloqueio criativo. Até que, em uma noite nebulosa, uma coisa leva à outra e eles fazem um acordo que tem o objetivo de arrancá-los da zona de conforto: Augustus vai passar o verão redigindo um livro com final feliz, e January vai escrever o próximo clássico da literatura. Ela vai levá-lo a viagens de campo dignas de uma comédia romântica, e ele a acompanhará em entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio (obviamente). Cada um vai finalizar um livro e ninguém vai se apaixonar. Será?

Resenha: 



"        O amor, afinal, quase nunca era feito de coisas reluzentes, mas de coisas práticas."





January está passando por um momento muito difícil após a morte repentina de seu pai. Ela descobriu coisas que jamais poderia imaginar sobre ele, que sempre foi seu herói. Então, ela está sofrendo, mas também está com muita raiva. Para ela, o relacionamento de seus pais era perfeito, ter essa visão manchada faz seu mundo desabar.

Ao descobrir sobre uma casa de praia, January  vai até a pequena cidade para conhecer o lugar e ver a casa, pois pretende vendê-la. Ela precisa de dinheiro e mais ainda, precisa acabar com seu bloqueio criativo. January é uma escritora de romances, aqueles que amamos e que sempre deixam o coração quentinho com seus finais felizes.

Mas no momento, ela simplesmente não consegue sentar e escrever, sua cabeça está um turbilhão e seus sentimentos totalmente confusos. Além de toda essa situação, sua agente está perguntando sobre seu novo livro, um que January não tem sequer um rascunho.

Imagine a surpresa  de January ao se deparar com seu vizinho, Augustus Everett. Os dois haviam se conhecido anos antes e eles jamais se deram bem. Para ela, Gus era muito arrogante e egocêntrico, sempre desdenhando dela. Em uma cidade pequena e sendo vizinhos, seria impossível que os dois não se encontrassem, então os dois acabam em uma amizade que nasce aos poucos. E em um dos momentos que estão passando juntos, fazem uma aposta.






Gus escrever livros de suspense, já January de romance, então eles invertem os papéis, cada um terá que escrever um livro do gênero do outro. Mas para isso, eles fazem "oficinas", January leva Gus em aventuras românticas e Gus leva January para entrevistas sobre uma seita. 

Assim, os dois se tornam cada vez mais próximos. Mas os sentimentos também começam a surgir e lembranças do passado retornam. January terminou um relacionamento de seis anos, mas não está sofrendo por isso. Jacques era exatamente o tipo de homem que ela escrevia, um homem quase perfeito. Mas a partir do momento em que ela está em seu pior, ele a deixa.

Gus é um personagem cheio de camadas, a princípio imaginei que ele era apenas amargurado com a vida ou algo do tipo. Mas conforme vamos conhecendo sua história, todo o seu jeito de ser faz sentido. Para Gus, January é seu extremo oposto, ela sempre ama tudo ao seu redor e vê o melhor do mundo. 

E claro, é extremamente engraçado ver o desenvolvimento desse casal. Afinal, cada um precisa lidar com diversos problemas pessoais, profissionais e com a química maluca que solta faíscas quando estão juntos. Algo que eu gostei muito, foi ver como eles faziam as pesquisas para escrever e como lidavam com os obstáculos. Para January o bloqueio era por conta de seus problemas pessoais não resolvidos.






Estar com Gus e mudar um pouco seu gênero, fez com que ela navegasse por novas águas, January consegue fazer as coisas acontecerem. Mas ainda assim, precisa lidar com o luto. O pior foi que ela começou a não acreditar em finais felizes, assim, também não conseguia escrever sobre eles, parecia que toda a sua vida era uma grande mentira. 

January sempre se sentiu atraída por Gus, mas achava que ele não sentia nada por ela, ele irá mudar essa visão dela sobre ele devagar. Pois Gus como eu disse, possui muitas camadas e ir desvendando cada uma delas será fácil em alguns momentos e extremamente difícil em outros. 

"          — Quando olho você dormir —ele disse, a voz trêmula —, eu me sinto inundado de emoção por você existir.



Iniciei a leitura desse livro com expectativas bem baixas, não vou mentir, mas terminei com um sorriso no rosto e com o coração bem quentinho. Foi uma delícia acompanhar a jornada de cura dos dois, a cumplicidade entre eles é algo realmente lindo de ler.  


—Eu te amo. —E de novo, com as mãos no meu cabelo e a boca nas minhas faces e queixo, enquanto uma sacola plástica rasgada deslizava ao nosso lado pela superfície da água. —Eu te amo. Eu te amo. 

—Eu sei. —Apertei os dedos nas suas costas, como se pudesse com isso parar o tempo e nos manter ali. Nós e o lago muito frio e o lixo flutuando em volta. —Eu também te amo. 

—E pensar que você prometeu que não ia se apaixonar por mim —ele lembrou.




beijos e até mais!

5 comentários

  1. Ah que gracinha meu Deus! Eu já estou doida por esse livro, por conta da capa fofinha e do enredo divertido,mas ao mesmo tempo, com esse romance leve e que todos nós deveríamos ler!!!
    Só naquela espera fiel por uma promoção rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Com uma tarefa árdua de escrever um livro totalmente fora de sua zona de conforto os personagens ainda tem cabeça pra viver um romance?!

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Um dos livros de hype que to bem curiosa em ler e espero muito curtir.
    Essa coisa que vai alem do romance, que desenvolve bem o que acontece com a personagem principal gosto muito e tem gente envolvida com livros aí tb, gosto.
    espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Ah Yohanna!
    Deve ser um livro maravilhoso.
    Gosto muito quando as personagens são opostas, tem seus problemas pessoais a serem resolvidos e acabam que juntos, conseguem resolver os problemas e ainda enfrentar um novo desafio.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Yohanna!
    Essa inversão de papéis, onde Gus irá escrever romance e January suspense deve ser bem interessante de acompanhar, principalmente porque eles não escrevem sobre esses gêneros... Fiquei interessada em acompanhar esses dois nesse desafio, se a oportunidade de ler Leitura de Verão surgir lerei com certeza :)
    Bjos!

    ResponderExcluir