A Hipótese do Amor - Ali Hazelwood

6 de setembro de 2022

 

 Título: A Hipótese do Amor

Autor: Ali Hazelwood

Páginas: 344

Ano: 2022

Editora: Arqueiro

Gênero: Romance

Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 

Sinopse: Olive Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, acredita na ciência – não em algo incontrolável como o amor. Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas. Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente. O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio – conhecido por levar os alunos às lágrimas. Por isso, Olive fica chocada quando o tirano dos laboratórios concorda em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado. De repente, seu pequeno experimento parece perigosamente próximo da combustão e aquela pequena possibilidade científica, que era apenas uma hipótese sobre o amor, transforma-se em algo totalmente inesperado.


Resenha:


“A vida acadêmica tira muita coisa de você e te dá muito pouco em troca. É difícil se manter firme se você não tiver uma boa motivação para isso.”


Vale o Hype? Antes de te falar isso, quero deixar claro que panfletaram esse livro de um jeito e eu recebi uma história diferente. Focaram em uma coisa só e esqueceram das partes importantes, mas calma que eu falo disso daqui a pouco.




Olive está desesperada e agarra o primeiro homem que vê no corredor. Ela o beija, enquanto sua amiga passa. Ela fez isso porque disse para sua melhor amiga Anh que estava em um encontro naquela noite. O problema é que ela mentiu para a Anh, quis mostrar que estava seguindo em frente pois a amiga estava interessada em Jeremy. Os dois haviam saído algumas vezes, mas nada sério e acabou nem acontecendo nada.


Olive havia percebido que Anh estava muito interessada em Jeremy e bom, os dois formavam um casal lindo e ela não se importava mesmo se eles ficassem juntos. Porém, mesmo que ela tenha falado isso para Anh, Olive percebe que a amiga não irá ficar com Jeremey e por isso a mentira começa.


Olive beija Adam Carlsen. Um dos professores mais odiados de Stanford e assim começará um namoro de mentira. Olive precisa mostrar para Anh que está seguindo em frente e tudo bem ela ficar com Jeremy. Mas o que Adam ganha com isso? Bom, ele acha que será excelente mostrar para a universidade que tem raízes, pois seu financiamento estava congelado ( um de vários).


HIPÓTESE: Se eu me apaixonar, as coisas invariavelmente acabarão mal.


Olive é aquela personagem que gostamos de cara, ela é meio desastrada e sempre se enrola nas palavras. O doutorado é exaustivo e ela não tem todos os recursos disponíveis. Sua pesquisa é incrível e acompanhar sua animação em cada passo para o sucesso foi muito divertido. Ela ainda mostra os perrengues diários que os alunos enfrentam, toda a pressão e falta dinheiro.


Mas a história de Olive é muito mais profunda e triste que isso, ela passou por situações difíceis e acabou se fechando completamente. Seus amigos mais próximos são a Ahn e o Malcom. Então ela tem esse medo profundo de perder pessoas, de conhecer pessoas e perdê-las. A autora soube trabalhar isso muito bem, mostrou todos os medos e anseios dela, consegui entender melhor a Olive depois de saber mais sobre o seu passado.


Será que dois tipos diferentes de incômodo neutralizavam um ao outro? Parecia um tópico de pesquisa fascinante.


Adam não precisa de uma namorada de mentira e isso já fica claro, ele pode conseguir que descongelem o financiamento de outras maneiras. Mas ele decide ajudar a Olive, no começo, as coisas são um pouco tensas e estranhas entre eles. Porém, Adam é um fofo. Sempre tentavam passar por cima de Olive, sendo uma das poucas mulheres no doutorado, ela sabe que nada é fácil. Mas seu namoro acaba virando o assunto do momento, ela ganha uma ou duas coisas com isso. Afinal, Adam é temido pelos alunos.


Quando eu falei ali no começo que o livro foi panfletado errado é porque não focaram no que realmente interessa na história e todos os assuntos importantes que a autora aborda. O mundo acadêmico é cruel em diversos momentos e para as mulheres mais ainda, acham que podem passar por cima delas, como se não existissem. Isso é abordado de maneira bem sutil, mas ainda assim, de forma que te faz pensar a respeito. 


Outra coisa que é abordada: assédio. Como se o fato de ser mulher te forçasse a ter relações sexuais com superiores para conseguir algo. Por isso para mim o livro foi panfletado errado, as pessoas esqueceram de todos esses assuntos importantes e focaram só no romance.


Olive e Adam demoram para ter de fato um romance, eles estão fingindo, mas nem isso fazem lá muito bem. Tomam café uma vez por semana e o resto eles deixam com o destino! O livro é realmente bem divertido, os dois estão sempre em situações inusitadas. Algumas coisas me fizeram gargalhar e o Adam, ah o Adam... só fofura!Quando ele não está sendo totalmente rabugento claro ! Ele é bem sério, mas com Olive se derrete todo! Antes do romance, eles se tornam amigos, então, bem é uma delícia de ver essa relação evoluindo a partir disso.


Tá e ai, vale o Hype? Para mim valeu sim, mas por essas razões que mencionei acima.Foi o melhor livro que li esse ano ? Definitivamente não. Mas é uma história cativante, divertida, com diversas camadas e com personagens que irão te encantar desde a primeira página.


Beijos e até mais!

5 comentários

  1. Yohanna!
    É por isso que as vezes, quando um livro está muito comentado, sempre dou um tempo para ler, porque nunca é o que parece.
    É meio que uma comédia romântica que inclui assuntos sérios. E fico feliz em ver que os temas foram bem desenvolvidos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Eu admito que precisei comprar esse livro pelo hype sim. Mas foi em uma promoção, pois tá caro pra Cacilda.
    Eu ando tentando sair da vibe de livros mais pesados e por isso, investindo em gêneros mais calmos e tranquilos.
    Espero amar essa leitura, a capa é lindíssima demais!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Legal saber que além do romance super falado, o livro ainda apresenta a realidade de muitos estudantes com seus perrengues. Isso dá profundidade e um sentido maior ao livro.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu to bem curiosa em ler. Nao acho que vai ser o melhor livro do ano pra mim, pq confesso que os mais tristes sempre estao nesse lugar na maioria das vezes srsrs, mas acho que seja daqueles romances que falam de algo mais, e vi tb q fala um pouco de pessoas demissexuais o que achei beeem interessante, entao acho q seja facil um cinco estrelas pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Yohanna!
    Amo histórias sobre relacionamento de mentirinha, só por isso me interessei por A Hipótese do Amor, nem sabia que estava tendo todo esse hype, confesso, sou desligada para essas coisas rsrs...
    Mas achei interessante o livro abordar assuntos sérios, entre eles o assédio, e as pessoas não focarem nisso... Pretendo ler com certeza, pelos seus comentários não tenho dúvidas de que vou gostar da história de Olive e Adam.
    Bjos!

    ResponderExcluir