Ano Um (Crônicas da Escolhida #1) - Nora Roberts

25 de outubro de 2022

 


 Título: Ano Um

Autor: Nora Roberts

Páginas: 400

Ano: 2019

Editora: Arqueiro

Gênero: Distopia / Fantasia 

Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 

Sinopse:
PRIMEIRO VOLUME DA TRILOGIA DISTÓPICA CRÔNICAS DA ESCOLHIDA.
Nora Roberts, que já vendeu mais de 500 milhões de livros no mundo, se aventura em um novo gênero!


Tudo começa na noite de Ano-Novo. A doença se alastra rapidamente. Em questão de semanas, a rede elétrica para de funcionar, as leis e o sistema de governo entram em colapso e mais da metade da população mundial é dizimada.

Onde existia ordem, agora só há caos. E conforme o poder da ciência e da tecnologia diminuíam, a magia crescia e tomava o seu lugar. Uma parte dessa magia é boa, como a feitiçaria praticada por Lana Bingham no apartamento que divide com o amante, Max. Outra parte dela, no entanto, é inimaginavelmente maligna, e pode se esconder em qualquer canto, numa esquina, nos fétidos túneis sob o rio ou dentro daqueles que você mais ama e conhece…

Espalham-se rumores de que nem os imunes nem os dotados estão a salvo das autoridades que patrulham as ruas devastadas, então Lana e Max resolvem deixar Nova York. Outros viajantes também seguem esperançosos para o oeste: Chuck, um gênio da tecnologia que mantém o bom humor em um mundo off-line; Arlys, uma jornalista que insiste em buscar e registrar a verdade; Fredinha, uma jovem com um otimismo que parece fora do lugar nessa paisagem desoladora; Rachel e Jonah, médica e paramédico, determinados a proteger uma jovem mãe e seus três bebês recém-nascidos.

Em um mundo em que cada estranho no caminho pode representar a morte ou a salvação, nenhum deles sabe o que encontrarão. Porém, um novo horizonte os aguarda, a concretização de uma profecia ancestral que transformará a vida de todos os sobreviventes.

O fim chegou. O início é o que vem agora.

Resenha:



Quando este mundo acaba, um novo começa.


Depois de me encantar profundamente com a escrita de Nora, quero devorar todos os seus livros! Quando fui convidada pela Denise e a Vivian do "Eu Pratico Livroterapia" para fazer uma leitura coletiva, embarquei NA HORA!

Confesso que apesar da animação da Denise, eu sinceramente fui com zero expectativas. Fazia muito tempo que não lia uma distopia, então estava com medo de ler devagar e no fim acabar não curtindo a história. Bom, eu estava enganada!


– Algo está vindo. É quando tudo muda. Algo está vindo. Sempre esteve. Algo está vindo. O fim. O começo.


Ross MacLeod estava na Escócia com sua família para comemorar a chegada do ano novo. Ao sair para caçar, ele se depara com um círculo de pedras, conhecido como "Escudo da Luz" pelos locais. Ele abate um faisão que acaba por cair no círculo, empurrado por um corvo. Assim, o solo se encharca de sangue. Achando tudo estranho e sinistro, Ross volta para casa com o faisão.


"...o escudo seria quebrado, o tecido, rasgado, pelo sangue dos Tuatha de Danann. Agora virão o fim e a dor, o conflito e o medo, o princípio e a luz. Nunca imaginei que viveria para ver isso."


A festa acontece e mais coisas estranhas, mesmo sentindo medo, Ross continua as comemorações. No dia seguinte, Ross não acorda se sentindo muito bem e julga ser culpa da bebida da noite anterior. No avião de volta para casa, ele também não se sente bem e horas depois de pousar, vai para o hospital.


Ao fim da primeira semana de janeiro, o número oficial de mortes chegava a um milhão."


Sua esposa, que estava aparentemente bem, também começa a sentir os mesmos sintomas do marido. Ele havia passado por Londres antes de chegar em NY e nesse meio tempo, infectou várias pessoas, que infectaram outras e por aí vai.


"O vírus destruía o corpo com tal intensidade que até um campeão de boxe cairia depois de apenas alguns socos."


Assim, a história irá realmente começar. Os efeitos dessa doença desconhecida é sentido em todo o mundo. Milhares começam a morrer, hospitais ficam lotados ,governos caem e o caos se instaura. Mesmo que as autoridades digam que é um vírus aviário, nem eles sabem de fato como combater.


Em meio à esse colapso, iremos conhecer diversos personagens. Eles são imunes ao vírus e alguns desenvolvem habilidades mágicas. Lana e Max por exemplo, já sabiam sobre seus poderes. Que são amplificados com o início da Catástrofe. Lana que possuía um poder ínfimo se comparado ao de Max, consegue fazer coisas que nunca imaginou. 


Max decide que precisam deixar NY e na jornada deles, encontram Eddie e seu cachorro Joe. Eddie é apenas imune e um homem honrado. Arlys, uma jornalista que se tornou âncora, após as diversas mortes na emissora, ela também é apenas imune. Fredinha que trabalha com Arlys é uma fada, muito doce, corajosa e cheia de vida.

Chuck é um hacker e também uma das fontes de Arlys. Rachel uma médica e o paramédico Jonah ( ele consegue ver como as pessoas irão morrer) . Katie que é filha de Ross e única sobrevivente da família, ela está grávida de gêmeos.


"Vamos construir uma vida, porque a morte não pode ser tudo o que existe.”


O que eu mais gostei nesse livro foi que a história começa desde o começo do fim, literalmente. Sabemos o que causou a Catástrofe, acompanhamos a jornada dos personagens pela sobrevivência, sem luz, internet e coisas julgamos básicas, mas que precisam de pessoas para que funcionem. Eles lutam com o que sobrou da humanidade e essa luta é muito perigosa.




Enquanto algumas pessoas querem apenas sobreviver, outras querem prosperar no caos. Trazendo medo, subjugando o mais fracos e mostrando o pior do ser humano. Mas existe o outro lado. O lado daqueles que são da luz, que possuem esperança. Eles irão fazer de tudo para viver bem, ajudando uns aos outros.

Mesclando uma realidade distópica com fantasia, Nora mais uma vez me pegou de jeito. Gostei bastante da forma que a autora seguiu com a narrativa, sempre trazendo suspense, tensão e ação nos momentos certos. Para mim, algumas coisinhas poderiam ter sido menos detalhadas, no mais, foi uma ótima leitura. Que me deixou além de tensa, surtando e criando muitas teorias sobre o que poderia acontecer.

O livro traz um cenário muito parecido com o que vivemos, uma pandemia, mortes, hospitais lotados, falta de suprimentos médicos... Em alguns momentos me pareceu uma descrição fiel ao que vivemos. O lançamento foi em Maio de 2019, Nora você já estava prevendo a pandemia? SOS !

O livro termina em um momento tenso, os capítulos finais foram bem eletrizantes e eu já comecei a ler o segundo. Já espero muitas mortes, caos e lutas épicas entre a luz e a escuridão! Tentei contar o mínimo possível, existem diversas surpresas durante a leitura e a magia está nas descobertas!

Em breve tem post da nossa Leitura coletiva e claro, a resenha do próximo livro!

5 comentários

  1. Que resenha é esta meu pai amado? Acabei de ler e só por ler a tua resenha já meu deu vontade de começar de novo!!!
    Estas nossa leituras são tudo de bom né????
    Louca para ver as tuas reações com o próximo!!!

    ResponderExcluir
  2. Nora Roberts é uma das minhas autoras preferidas. Esse livro ainda não li mas quero muito.A autora constroe uma narrativa muito próxima da realidade.Veremos co.o será o próximo livro.

    ResponderExcluir
  3. Yohanna!
    É meu maior sonho: poder ler todos os livros da Nora um dia...
    Parece ser uma fantasia que nos lembra a realidade que andamos passando, não é?
    Gostei dessa história das pessoas terem poderes, mesmo que alguns sejam para fazer o mal.
    E romance não teve?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem dessa aventura da autora por esse novo gênero. Com certeza só conquistará novos fãs. Nossa, embora vários livros e séries já tenham abordado temas de catástrofes mundiais, sendo o livro lançado em 2019 e se aproximando muito do caos em que passamos, parece mesmo premonição. rs Curioso pra ler a série, mas já gostei muito dos detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Olha em se tratando da Nora eu nem preciso de muitos motivos para ter os livros dela na minha meta e essa trilogia em especial já faz parte da minha listinha há um tempinho #vergonha, mas a cada nova resenha que me vejo fico mais impactada com o quanto a mente da Nora é coisa de outro mundo, impossível não comparar o caos que os personagens enfrentam com o que nós enfrentamos nesses últimos anos o que torna tudo ainda mais assustador e atraente (risos).

    ResponderExcluir