Páginas

Sombra e Ossos - (Grishaverso # 1) Leigh Bardugo

31 de março de 2021


  Título: Sombra e Ossos 

Autor: Leigh Bardugo 

Páginas: 288

Ano:2021

Editora: Planeta de Livros Brasil

Gênero: Aventura / Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance

Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.
O clássico do Universo YA em uma nova edição 

Resenha:

Olá pessoas lindas e maravilhosas que amam ler! Vamos falar desse livro maravilhoso que agora está com uma nova edição pela Planeta de Livros Brasil.


Primeiro Volume da "Trilogia Grisha", Sombra e Ossos nos apresenta um mundo fantástico, sombrio e mágico. Acompanhamos a história de Alina, que é órfã, e foi criada na casa de um Duque, que cedeu a propriedade para ser um orfanato, agora ela é uma cartógrafa e serve no exército. 
Ela cresceu com Maly, também órfão, que se tornou seu melhor amigo, ele é um excelente rastreador, muito bonito e claro, gosta de conhecer garotas, Alina nutre uma paixão por ele, que não é correspondida. 
Quando eram crianças, conseguiram construir uma amizade e cumplicidade muito linda, sempre se apoiaram e se defendiam com unhas e dentes.

- Apenas você e eu - , disse Maly. 
-Sério? É sempre apenas você e eu, Alina.
O reino de Ravka foi dividido em dois por causa da Dobra das Sombras, lá existem criaturas terríveis chamados de Volcras, a escuridão é sufocante na Dobra e o medo de tentar passar por ela pode ser paralisante. 

De início, foi como flutuar dentro de uma espessa nuvem de fumaça, mas sem o calor ou cheiro de queimado.

Alina precisa passar pela Dobra com seu regimento, ela está com medo mas sabe que pode contar com Maly e que dará tudo certo, mas as coisas saem do controle, um amigo de Alina é brutalmente atacado por um volcra, os gritos estão por toda a parte. Quando Maly é atacado, Alina corre para ajudá-lo e algo surpreendente acontece, uma luz muito forte afugenta os volcras e Maly fica bem, Alina desmaia e quando acorda está sendo escoltada. Ela é levada até o Darkling, que é o mais poderoso Grisha. Os Grisha possuem poderes bem específicos, eles fazem coisas inexplicáveis e controlam alguns elementos. A dobra foi criada por uma ancestral de Darkling e ele procura por um milagre, para acabar de vez com a dobra e todo o mal que ela traz. 

- Isso é um absurdo!-  disse uma voz na multidão. Foi a bonitinha de azul. - O que você está sugerindo, velhote? Que nós encontramos uma Conjuradora do Sol?

Alina sequer imagina que possui algum poder e acha que tudo é um terrível engano, ela foi testada quando era criança, não seria possível ser uma Grisha. Mas Darkling a testa e seu poder é fenomenal, então Alina é levada para o Os Alta, será apresentada ao rei e começará seu treinamento, para assim salvar o reino da Dobra das Sombras. Antes de chegar ao seu destino, Alina passa por uma situação terrível e percebe que seu poder pode colocar sua vida em risco. Ao chegar até Os Alta, percebe a riqueza e esplendor do lugar, os Grisha são bem tratados e com ela não seria diferente, ela conhece novas pessoas e aos poucos tenta compreender seu poder. Com o passar dos dias, ela fica aflita por não receber notícias de Maly e se sente extremamente sozinha e com isso, ela acaba descobrindo porque seu poder não havia se revelado antes e assim se torna uma nova Alina. Seu poder faz parte do que ela é e agora sim, ela se sente completa.

- Eu espero por você há muito tempo, Alina, - disse ele. - Você e eu mudaremos o mundo.

Darkling me deixou bem fascinada, gostei muito do seu magnetismo e mistério. Já Maly, sei lá, não consegui gostar muito. E apesar do fim não ter sido como eu imaginava, realmente gostei muito desse primeiro livro, Alina sempre se sentiu sozinha, mas também sempre dependeu de Maly, da amizade dele, do amor dele. E isso me incomodou um pouco, espero que isso mude no segundo livro.

Fazia tempo que não lia um livro de fantasia, então fui cheia de expectativas, já havia visto várias criticas positivas sobre o livro e estava curiosa real. O mundo criado por Leigh é mágico, porém é possível que o leitor consiga imaginá-lo claramente. E sade do melhor ? Dia 23 de Abril estreará a série baseada nessa trilogia! NÃO É DEMAAAAAIS ? P-R-E-C-I-S-O!
O trailer está muuuito bacana e estou ansiosa para a estreia!



Beijooooos e até a próxima resenha !!!


Nenhum comentário

Postar um comentário