O Mar Infinito - A Quinta Onda, 2 - Rick Yancey

11 de junho de 2018

Título: O Mar Infinito - A Quinta Onda, 2
Autor: Rick Yancey
Páginas: 248
Ano: 2015
Editora: Fundamento
Gênero: Ficção científica
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.

Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.

Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

Resenha: O livro pra mim, foi um misto de desilusão, decepção e surpresa!

Confesso que esperava mais dessa obra e que me decepcionei bastante por causa disso.
Eu comparei com o primeiro, então esperei aquele mesmo ritmo, mas não foi o que aconteceu, o desenvolvimento foi lento e muitas vezes cansativo, o negócio só começou a "andar" mesmo nas últimas páginas, e essas trataram de compensar o livro todo com uma revelação que vai mudar completamente o rumo da história!

Trata-se de um livro de transição do início para o fim da saga, ele traz muitas explicações então era de se esperar uma narrativa mais arrastada, minhas expectativas foram frustradas, mas não significa que o livro não seja bom. Ele é muito bom!!!! A História cresceu, os personagens foram muito bem trabalhados, desenvolveram bastante e o final deixou com aquele gosto de "quero mais".

Bom, no primero livro, Cassie sullivan vai em busca de seu irmão, levado pelos "Outros", os alienígenas. Nessa busca ela encontra ou é encontrada por um Silenciador, que são seres enviados pelos Outros para eliminar quem sobreviveu às Ondas de destruição. Esse Silenciador atira em Cassie, porém, sabe-se lá por que, a resgata da morte. Leva a menina para sua casa, trata dos ferimentos dela, se apaixona e resolve partir com ela ao encontro do irmão. Evan Walker então conquista o coração de Cassie. Durante a narrativa conhecemos outros personagens, inclusive Ben, a antiga paixonite de Cassie na época pré apocalipse. Ele, juntamente com outros personagens estão na mesma instalação de Sam, seu irmãozinho sequestrado. Cassie consegue reaver o irmão, mas nessa empreitada, perde Evan, então começa...

...O MAR INFINITO.

"Você pode esmagar nossos corpos, mas nunca nosso espírito"

Evan sumiu, Cassie está longe de ser a mocinha sofredora, Sam mudou, Ben também, Especialista não aceita nem a situação e nem Cassie, as crianças estão instáveis. Nesse contexto, os personagens se separam, novos personagens entram em cena: Glória e Navalha surgem para apimentar ainda mais isso tudo e Navalha....caramba que cara complexo!!!!

"A incerteza de minha experiência está desabando. Estou me afogando em um mar infinito. Afundando devagar, o peso das profundidades sem luz me empurrando para baixo, espremendo o ar de meus pulmões, tirando o sangue de meu coração."

Estão todos escondidos no Hotel onde Cassie havia combinado encontrar Evan depois do resgate. Na fuga Ben e seus amigos vão junto, formando um estranho grupo de sobreviventes, Cassie espera Evan, Ben está ferido, o frio está chegando, Especialista então sai em busca de outro abrigo para que possam passar o inverno, mas ela nunca volta, a especialista que eles conhecem nunca mais voltará! Assim como o Evan, indestrutível, extremamente forte e com poder de regeneração fora do comum nunca mais voltará.

"Você tem certeza? Isso não faz nenhum sentido. Como ele pode ser alienígena e ser humano ao mesmo tempo?

Enfim....

Fica difícil falar da obra sem dar spoiler, então não vou me estender muito mais. O que dá pra dizer, resumidamente é que se trata de um grupo de jovens tentando alucinadamente sobreviver, o que acontece é que nem eles sabem de quem fugir ou com quem lutar. Implantes são colocados em crianças para levar a morte àqueles poucos que restaram, os humanos são caçados,. Testes são feitos, ilusões são plantadas, a desconfiança prevalece, as amizades não são tão sólidas...as amizades ficam mais sólidas. Mentiras, traições, amores, nada é o que parece e no fim de tudo, Especialista é capturada (?), então vemos que...NADA É O QUE PARECE!

"Meu nariz está quebrado. Meu tornozelo está quebrado. Então vou até você"

O final do livro deixou óbvio que tem mais vindo por aí, deixou pontas soltas e amarrou outras...Eu gosto de distopias, acho que nunca li uma que não gostasse, mas essa é sem dúvida uma das minhas preferidas, mesmo que tenha ocorrido certa "decepção" no início da leitura!!!

6 comentários

  1. Eu acredito que tudo que cause esse sentimento no início de uma leitura, tende a melhorar. Tá, em alguns casos não!rs
    Mas por tudo que andei lendo desta série, todos elogiaram muito.
    Eu acabei somente vendo a adaptação no cinema do primeiro livro e tem momentos que penso que adorei, em outros, penso que não curti nada.
    Mas pelo que li acima, o foco continua sendo a sobrevivência e claro, o proteger a família(o ponto central)
    Se tiver oportunidade, quero ler sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,
    Pena que esse livro não agradou tanto quanto o primeiro. mas acho que é algo esperado ja que é esperado que o o leitor espera mais explicações e pelo visto foi isso que a autora fez nesse livro.
    Fiquei curiosa pra ler os livros.

    ResponderExcluir
  3. Denise!
    Uma pena que esperava mais do livro, mas ainda assim, achei que gostou.
    Gosto muito de livros de ficção, ainda mais quando tem alienígenas, fico totalmente vidrada na leitura.
    Estou com a 5ª onda aqui para leitura e espero poder fazer logo para depois ler esse segundo exemplar.
    “Sou uma só. (...) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ok, fiquei meia que perdida na resenha, uma hora acontece algo depois é outra...mas mesmo assim gostei da resenha, apesar de me deixa bem confusa. Não li os livros mas vi o filme e gostei, espero ler para conhecer mais a historia melhor.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. A premissa é bem interessante e fiquei curiosa por causa da sua resenha de ler o primeiro volume. A capa com certeza me agrada bastante, mas me desanima um pouco saber que a leitura é um tanto lenta e maçante mesmo apresentando características que me agradam bastante e essa loucura toda rodeada de ação.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Como eu disse na resenha anterior...Eu não curti mto a história, talvez seja o gênero não sei...
    Eu espero um dia mudar de ideia em relação aos livros...
    Bjs!

    ResponderExcluir